Suco de Couve

O suco de couve está cada vez mais popular, antes estávamos acostumados apenas a ingerir a couve com feijoada, hoje sabemos que seu consumo pode ser muito saudável, mas você conhece os benefícios provenientes da couve?

Existem poucas pesquisas olhando especificamente para a couve, geralmente os estudos analisam os vegetais crucíferos como um grupo, a couve como parte desse grupo, e esses estudos mostram que dos benefícios que esses vegetais trazem a saúde, a prevenção do câncer parece se destacar.

A relação entre a couve e prevenção dessa doença não deveria ser surpreendente, visto que a couve fornece nutrientes especiais para três sistemas do corpo que estão intimamente ligados com o seu desenvolvimento bem como sua prevenção. Estes sistemas são: sistema de desintoxicação do corpo, sistema antioxidante e sistema inflamatório/anti-inflamatório.

Desequilíbrios crônicos em qualquer um destes três sistemas pode aumentar o risco de contrai-lo enquanto desequilíbrios simultâneos nos três sistemas aumentam significativamente os riscos. A prevenção dos seguintes tipos de câncer são mais associadas a ingestão de couve: bexiga, mama, cólon, pulmão, próstata e ovário.

Benefícios do Suco de Couve

Suporte Detox

A couve possui nutrientes antioxidantes e nutrientes que contém enxofre para auxiliar na desintoxicação. Também possui fito nutrientes chamados glucosinolatos que ajudam a ativar enzimas de desintoxicação e regulam a sua atividade.

Se não conseguimos dar ao sistema de desintoxicação do nosso corpo ingestão nutricional adequada, mas continuamos expostos a toxinas provenientes de um estilo de vida e dietas deficientes, colocamos nosso corpo em maiores riscos de sofrer problemas relacionados a toxinas que por usa vez, aumentam os riscos das células se tornarem cancerosas. Essa é uma das razões da importância de acrescentar o suco de couve e outros vegetais crucíferos ao nosso hábito alimentar.

Benefícios Antioxidantes

suco de couve é uma excelente fonte de vitamina C, vitamina A (sob a forma de carotenoides), manganês e uma boa fonte de vitamina E. Os antioxidantes fornecidos pela couve vão muito além dos fitonutrientes convencionais. Esta ampla gama de antioxidantes ajuda a reduzir o risco de estresse oxidativo nas células.

O estresse oxidativo crônico é um fator de risco para o desenvolvimento da maioria dos tipos de câncer. Ao fornecer alta variedade de nutrientes antioxidantes, o suco de couve ajuda a reduzir os riscos ajudando a evitar o estresse oxidativo crônico indesejado.

Benefícios Anti-inflamatórios

Como uma excelente fonte de vitamina K e razoável de ômega 3 (na forma de ácido alfa-linolênico ou ALA), a couve nos fornece dois nutrientes anti-inflamatórios. A vitamina K atua como um regulador direto de nossa resposta anti-inflamatória e o ALA é o bloco de construção para várias das mais utilizadas moléculas anti-inflamatórias.

Como acontece com o estresse oxidativo crônico e a capacidade de intoxicação enfraquecida, casos de inflamação crônica indesejada aumentam substancialmente o risco de problemas crônicos (especialmente cardiovasculares).

Benefícios Cardiovascular

Foram encontradas evidências preliminares que os vegetais crucíferos podem reduzir os riscos desses problemas de saúde. Isso se deve principalmente as propriedades anti-inflamatórias que são capazes de melhorar a circulação podendo prevenir e talvez até mesmo reverter danos aos vasos sanguíneos. Outro ponto importante é a regulação dos níveis de colesterol através das fibras em união com os ácidos biliares.

Apoio Digestivo

Devido a grande quantidade de fibra o suco de couve exerce importante papel na digestão. As fibras ajudam a proteger a saúde do estômago, impedindo o crescimento descontrolado de bactérias.

Receita Suco de Couve

Pra fazer o suco é muito fácil.

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve
  • 200 ml de suco de laranja

Bata os ingredientes no liquidificador até a mistura se tornar homogênea. Se possível não adicione açúcar. Você pode utilizar ainda gengibre, maça e outros alimentos, receitas existem muitas, é só ir experimentando e descobrir qual agrada mais o seu paladar.

Deixe seu comentário sobre o que achou dos benefícios do suco de couve.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Compartilhe! :)

Nos Ajude a Espalhar Informação! <3