Os sucos naturais podem ser uma excelente alternativa para complementar a sua dieta afim de atingir a ingestão diária de micronutrientes, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Quando um alimento é aquecido ele tende a perder uma boa parte de seus micronutrientes, alterando sua forma e composição química. Por esta razão que ultimamente ouvimos tanto falar sobre a ingestão de alimentos orgânicos pois podem ser ingeridos sem preocupações maiores com fertilizantes e produtos químicos.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a ingestão recomendada de frutas, legume e verduras é de sete porções diárias, o que equivale a 400 gramas, porém, uma pesquisa recente feita na grã-bretanha indica que a ingestão ótima é de 560 gramas.

Porém uma ressalva deve ser feita, enquanto você estiver acima do peso, pressão elevada, diabetes e colesterol alto, é altamente recomenda a consulta de um médico ou nutricionista para saber o quanto você pode consumir desses alimentos.

Quando digo sucos naturais faço referência a sucos feitos com alimentos crus, principalmente frutas, verduras e legumes. Abaixo listo alguns exemplos:

  • Sucos de Frutas
  • Sucos Verdes
  • Sucos Detox
  • Sucos Emagrecedores

Benefícios dos Sucos Naturais

Existem três principais motivos do porque acrescentar sucos naturais em seu dia a dia:

Absorção dos nutrientes

A maioria de nós temos o processo digestivo de alguma forma prejudicado, resultado de anos de má alimentação. Isso pode limitar a capacidade do organismo em absorver nutrientes. Batendo o alimento você o “pré-digere” facilitando a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Consumo ótimo e eficiente

Muitas pessoas podem encontrar dificuldades de ingerir a quantidade mínima de vegetais. Fazer sucos naturais é uma ótima alternativa para facilitar o consumo óimo desses nutrientes de maneira eficiente.

Variedade de vegetais

A maioria das pessoas ficam limitados ao consumo dos mesmos vegetais diariamente. Isso não é indicado pois toda dieta deve ser variada para se obter nutrientes diferentes de diferentes alimentos, além da possibilidade de desenvolver uma alergia ou enjoar do alimento. Fazendo sucos naturais você pode utilizar uma maior variedade de vegetais, além do que nem todo mundo gosta de comer determinados alimentos.

Sucos Naturais Substituem Refeições?

Essa é uma parte muito importante que é preciso deixar claro. Sucos naturais não substituem as principais refeições.

De acordo com os nutricionistas, no geral devemos fazer ao menos três grandes refeições durante o dia, obviamente que isso varia e cada caso é tratado de maneira especifica. Essas refeições são as principais e devem conter variedade de macronutrientes.

Como os sucos vegetais possuem pouca proteína e quase zero gordura, por si só não constitui uma refeição completa. Ele é um ótimo complemento e não um substituto de refeições. Para lanches, desjejum e ceia pode ser uma excelente opção. É claro que você pode inclui-lo em uma refeição grande como complemento, isso seria válido.

Por fim, é importante que o suco seja agradável ao paladar, que não provoque náuseas nem muito esforço para toma-lo. É importante estar atento a como seu corpo se comporta aos diferentes tipos de suco, se não provoca qualquer reação incomum ou desconforto intestinal.

Qualquer dúvida é só comentar.

*Esse texto como todo o site tem caráter informativo, caso você tenha algum problema de saúde ou fator de risco deve procurar orientação profissional.